quarta-feira, 31 de outubro de 2012

[NERD] News - Outubro

 ..:: Somente Notícias Relevantes ::..

-- == !!! ATENÇÃO AOS BOLETINS DE SEGURANÇA !!! == --

Atualizado em: 31/OUT 21h00
..:: Histórico ::..
2012s1: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho 
2012s2: Julho | Agosto | Setembro | OUTUBRO | Novembro | Dezembro


Data: 31.outubro.2012
# OS: 10 coisas que só o W8 tem
Algumas novidades que apenas a nova versão do windows possui. Como acontece a cada versão, são os famosos "ame-o ou deixe-o" ..e é por isso que meu Linux vai bem, obrigado! Quer saber mais? Leia o artigo da PCWorld.
Lido aqui.

# Preços: Guerra fiscal põe no consumidor
Graças a guerra fiscal entre estados, há possibilidade dos eletrônicos subirem 10% para o final deste ano  no Estado de São Paulo, além dos aumentos comuns da estação (natal) e do subsídio aos produtos nacionais (celulares, smartfones e tablets) ter ficado somente no papel. THANKS!
Lido aqui.

# Leis: Senado aprova a 35/2012
Empurrando goela abaixo qualquer coisa sobre crimes na Internet. Salve dick man...
Lido aqui.

# Armazenamento: WD Red NAS
Linha de disco rígido com 1, 2 ou 3 TB para armazenamento conectado a rede. Permite compartilhar a infra-estrutura de HDs em sua casa ou escritório.
Lido aqui.
# Conforto: manuseie o mouse através do teclado
Se és um usuário ou profissional que passa diversas horas por dia na frente do computador trabalhando, este é um programa extremamente útil.
Confira aqui.
Data: 30.outubro.2012
# Arquitetura: CPU ARM 2014
A arquitetura ARM para CPUs pretende modificar o cenário dos computadores e eletrônicos portáteis até 2014 com os novos produtos equipados com A57 series. Performance três vezes maior com 25% da energia necessária hoje. Em outras palavras significa bateria com duração quatro vezes maior sem melhoria da tecnologia para baterias. Alguma coisa já está disponível no mercado, mas sem melhorias em relação ao consumo de energia. Vamos aguardar... e que se cuide a Intel!
Lido aqui.

# M$: Legalize já!!!
A microsoft está "autorizando" atualização de versões anteriores do sistema operacional a R$ 69,00 para W8 Pro. Belo truque de marketing!
Lido aqui.
# NFC: combate?!
Finalmente o banco central brasileiro sinaliza algo a respeito do pagamento efetuado com a proximidade de um aparelho celular a um sistema para registrar pagamentos. Depois de vários testes por alguns ano no japão, vamos trocar os aparelhos celulares que possuímos e vamos aquecer a economiaeee! Mas, como fica a legislação a respeito? Se os banco ainda não conseguem evitar fraudes via internet banking, como fica se seu celular for roubado? Hmmm.. melhor esperar para ver como é que será isso aqui no Brasil.
Lido aqui.
# MEGA: O retorno está próximo!
Kim dotcom, anunciou que seus novos serviços estarão disponíveis a partir de janeiro de 2013. Justamente para comemorar um ano após a invasão ilegal a sua mansão na Nova Zelândia. Depois que o governo norte americano não conseguiu comprovar uma suposta fraude no ZeekRewards entre outros sites de premiação e divulgação de serviços e anúncios, - teoricamente - deveriam restabelecer os serviços bloqueados. O problema é que isto abriria precedente para recurso do website megaupload. E agora obamis?
Lido aqui.
Data: 27.outubro.2012
# LUTO: Morre um gigante
Assim como a industria fonográfica não aprendeu a contornar a evolução tecnológica, a Kodak, líder mundial no segmento de imagens, decidiu deixar de vez a área de fotografias, colocando a venda suas patentes para honrar as dívidas e o pedido de falência. Sentimentos pela empresa que registrou nossas vidas nesses últimos 30 anos. Agora sim! Aqueles tubinhos de plástico onde vinham os filmes vão valer uma fortuna...
Lido aqui.
# Segurança: Madrugada tensa!
Eu te disse! As pessoas acham que quando alguém manda e-mail e aponta exatamente a respeito de um problema é trollagem. Leia com mais atenção seus e-mails admin mothafoka!
Lido aqui.
Data: 26.outubro.2012
# Segurança: Forças armadas investem em TI
Além dos investimentos em equipamentos e atualizações em programas para computador para as forças armadas (aeronáutica, exército e marinha), o governo investirá em capacitação de pessoas para atuar no segmento de segurança (o que vem a suprir tanto o governo quanto o setor privado).
Lido aqui.
Data: 25.outubro.2012
# Hackers: Liberou geral no PS3
Código "LV0" contorna a principal barreira de proteção do console da Sony. A partir de agora será possível contornar e desenvolver software alternativo para o videogame PS3, como jogos não oficiais, emuladores e até versões de Linux. O código-fonte desta façanha já foi distribuído para evitar que a solução fosse vendida. Esta solução é válida principalmente para consoles mais antigos ou que não tenham sofrido atualizações de firmware recentes. Baixe aqui e aqui.
Lido aqui.
# Segurança: Malware para Android cresceu 480% no último trimestre
Após cada divulgação de falhas encontradas, novas listas de software vulnerável aparece. Já foram relacionadas cerca de 175.000 pragas catalogadas pela Trend Micro. Muito mimimi na mídia, propaganda de software antivirus e ninguém fala nada em firewall para um sistema baseado em linux? Hmmmm... DATA DOES NOT COMPUTE!
Lido aqui.
# Segurança: Polícia de Israel OFFLINE
Alto escalão ordenou que agentes da inteligência do país foram informados sobre possível cyberataque e ordenou que seus escritórios no país desconectassem seus computadores da Internet. Desde as 06h30 de hoje (horário de Brasília) os equipamentos funcionam somente na intranet exclusiva da polícia. Tais ameaças foram classificadas como terrorismo virtual. O receio de novos ataques é fruto de cavalos de tróia detectados anteriormente.
Lido aqui.
# Segurança: Brasil quer formar seu próprio exército virtual
Sim, sim.. comprando processadores e todos os demais dispositivos do resto do mundo. Muito inteligente isso....  Agora é que atentaram para possíveis problemas. Antes tarde do que nunca.
Lido aqui.
# E-mail: Webservices corrigem falha de segurança em seus serviços
Depois da descoberta da falha no Gmail, Yahoo! e Outlook (online), estudou-se o problema e a descoberta foi que a falha que permitia o envio de mensagens em nome de outra pessoa era do serviço de e-mail em si. Problema solucionado!?
Lido aqui.
Data: 24.outubro.2012
# Humor: Cuidado com mensagens subliminares
Você! Forever alone! Cuidado ao interpretar literalmente as mensagens que lê por aí.
Veja a charge.
# Segurança: Lista das piores senhas
Alguém com tempo e paciência relacionou e quantificou as piores senhas utilizadas por aí.
Lista aqui.
# Segurança: FBI alerta sobre vulnerabilidades
Mais falhas sobre segurança e a descoberta de spyware para equipamentos com Android reforçaram a paranóia sobre segurança neste novo comunicado.
Lido aqui.
# Segurança: Vulnerabilidades do Android
Mais falhas sobre segurança e vulnerabilidade no acesso a atalhos para Internet e SSL. A sugestão para melhoria da segurança de seu dispositivo é utilizar conexões seguras (https) sempre que possível.
Lido aqui.
# Humor: Pegadinha da LG
Video de alta resolução foi uma ótima demonstração sobre a qualidade de imagem dos novos produtos. Seria mais legal se as pessoas não fossem tão burras e sobrasse alguma coisa....
Assista aqui.
Data: 19.outubro.2012
# Internet: MEGA comes back! SOON!
Kim MegaUpload está prestes a voltar com serviços de hospedagem, arquivos criptografados e muito mais!
Lido aqui.
# Segurança: Banco Central apresentará modelo de monitoramento anti-fraude
Devido a malandragem nata de muitos, o BreZil está se tornando modelo em gestão anti-fraude.
Lido aqui.
# Homenagem: Professora brasileira recebe prêmio da UNESCO
Na semana do dia do professor, Marcia Barbosa foi premiada pela descoberta de um mecanismos de dobramento de proteinas.
Lido aqui.
Data: 18.outubro.2012
# Sistemas: Mudando a interface do W8
A nova versão do SO da microsoft mal emplacou e já existem tutoriais para contornar a nova interface. Se quiser um tutorial sobre como deixar a interface a moda W7.. confira o artigo do Rafael Rigues.
Lido aqui.
# Privacidade: Google integra sistema de buscas
Agora, quando tiver digitado usuário e senha no sistema do google, nos resultados de suas pesquisas as ocorrências vinculadas a e-mail e gDrive também aparecerão. =) Vivendo sem fronteiras.. kkkk...
Lido aqui.
Data: 16.outubro.2012
# Apple: iOS6 dedo duro! Privacidade pra que???
Novamente descobertas brechas no iOS6 da Apple, onde o sistema captura dados do usuário e rastreia o indivíduo sem consentimento. Essa opção vem ativada por padrão e sua desativação fica "escondida" para permitir envio de propagandas aos usuários. Para desabilitar o IFA, é preciso ir em Ajustes -> Geral -> Sobre -> Publicidade. Nessa última opção, é possível marcar a opção Limitar Publicidade Rastreada.
Lido aqui.
Data: 12.outubro.2012
# Mapas: Google investe bastante neste segmento
Além da intenção de mapeamento preciso, o google street view pretende trazer cada vez mais informações em seus resultados de buscas. Este anúncio veio após a Apple assumir que os mapas dela não estavam bons e que os usuários deveria utilizar os serviços do google ou nokia. Conheça um pouco mais na matéria lida.
Lido aqui.
Data: 11.outubro.2012
# Segurança: Falha do Chrome faz Mozilla atualizar
Na manhã desta quinta-feira a Mozilla recuou e definiu como seguro o Firefox versão 15.0.1. A mozilla recuou em relação ao recém lançado v.16.0.0 após encontrar possíveis falhas na versão. Hoje a tarde, poucas horas depois da retirada da versão com falhas, a nova versão 16.0.1 foi disponibilizada aqui.
Lido aqui.
# Equipamentos: Lenovo é a maior fabricante do mundo
Graças a qualidade (advinda da IBM), preços menores e mais competitivos, a empresa chinesa está no topo dos distribuidores de hardware; superando HP e Dell.
Lido aqui.
# Mundo: Empresa russa migra programas x86 para ARM
Depois de criar uma versão própria de Android, os russos estão investindo no desenvolvimento de software, migrando os programas de PC (x86;Intel;AMD) para funcionar em plataforma ARM (historico). O tradutor de aplicativos deve ficar pronto até o final do próximo ano.
Lido aqui.
Data: 10.outubro.2012
# Segurança: Atualize seu navegador Chrome
Adolescente faturou USD 60 mil com falha do navegador. O google se empenhou na correção e já disponibilizou atualização. Atualize!
Lido aqui.
# Segurança: Malware através de falso e-mail da FEBRABAN
Dentre a constante perturbação com SPAM surge mais um aborrecimento através de malware e divulgação falsa de um módulo para segurança de uso comum com todos os bancos, distribuido pela Federação Brasileira dos Bancos.
Lido aqui.
# Saúde: Fonte gratuita para quem tem dislexia
Um projeto de código aberto disponibilizou gratuitamente fontes para computador onde é dado destaque na parte inferior dos caracteres, facilitando a leitura e diminuindo o incômodo para quem sofre de dislexia.
Confira aqui.
# Armazenamento: Melhoria no armazenameto físico
Pesquisadores descobriram um efeito que leva materiais ferromagnéticos a variar sua manipulação magnético em uma escala de tempo ultrarrápida. Isto permitirá não apenas acesso mais veloz como aumento da capacidade de armazenamento de dados.
Lido aqui.
# Programação: Emulador Android
A você que quer desenvolver programas para Android, segue aqui o lugar certo!

# Serviço: GroupON é expulso do comitê de compras coletivas
Isto aconteceu após o groupon ignorar duas notificações formais sobre a proibição de vendas de aparelhos celulares (não homologados pela ANATEL);  o site continuou publicando ofertas que violavam artigo do Código de Defesa do Consumidor e, consequentemente, o Código de Ética e Autorregulamentação do Comitê de Compras Coletivas.
Divulgado aqui
# Desktop: Dez motivos para se ter um PC de mesa
Em virtude dos altos preços praticados para dispositivos móveis de qualidade e com o poder de processamento, memória e demais características desejáveis para o usuário não sofrer na tentativa de uso, foram relacionadas qualidades dos desktops que ainda os manterão a venda.
Lido aqui.

Data: 09.outubro.2012
# Segurança: Falha em 3G permite rastreamento
Que isto era possível a gente já sabia. A novidade é que a falha permite que outros usuários (além do governo e operadora) rastreiem os usuários do serviço. A falha foi descoberta e comunicada ha mais de seis meses. Como ninguém tomou providência, a informação foi divulgada publicamente.
Lido aqui.
# HPC: Wii U é 19 vezes mais poderoso que PS3
O novo hardware chega as lojas nos EUA em 18 de novembro a USD 300. Quem quiser me fazer muito feliz, fique a vontade! =]
Lido aqui.
# Segurança: Firefox 16.0.0 disponível
Hoje foi liberada a nova versão através dos canais tradicionais de atualização, download e com promessa de melhorias para Android.
Lido aqui.
# Segurança: DOOM no World of Warcraft
Uma brecha no sistema permitiu que invasores dizimassem jogadores e NPCs em duas cidades virtuais do jogo.
Lido aqui.
# Segurança: Skype e novo malware
Os problemas de segurança e malware do bom e velho MSN agora no seu skype em qualquer plataforma. Obrigado Microsoft!!! A sugestão é utilizar alternativas online ou ambientes virtualizados para minimizar seus problemas.
Lido aqui.
Data: 08.outubro.2012
# Segurança: Contra-Contra-Contra Espionagem
Total ironia e hipocrisia norte americana. Depois dos dispositivos Broadcom (equipamentos fabricados por uma empresa norte americana, com sede na Califórnia) "falharem" e com isso a mudança de mais de 4.5 milhões de dispositivos roteadores para Internet sofrerem alteração de DNS (4.5mi só no Brasil) e nenhuma atitude foi tomada.. num grande FODA-SE! Agora o tio samsSerif quer que as empresas Huawei e ZTE saiam dos EUA sob acusação de espionagem. Quem tá cagando na vida de quem obamis?!?!? E eu que tive um infortúnio com Android. Thanks paranoid mode always ON!
Lido aqui.
# Segurança: Contaminação via Chrome
Aproximadamente 85 mil usuários foram contaminados por falso jogo Angry Birds (da Rovio) e seu novo Bad Piggies. Os golpistas utilizaram o anúncio sobre novas versões do jogo para contaminar quem tentou jogar alguma versão, mesmo que para avaliação (antes da compra).
Divulgado aqui.
# Segurança: eFurto
Para justificar a paranóia norte americana foi divulgado que haveria a possibilidade de um ataque sofisticado para roubar dinheiro de contas online através de malware especializado.. bla bla bla. Roubo a bancos dos EUA! Oh! Céus!!!! Querem nos roubar e temos que bombardear o universo.. cambada de arrombado! Rá. Quanta palhaçada... Mas se quiser ler sobre isso.. veja a fonte.
Lido aqui.

Data: 05.outubro.2012
# HPC: ASUS GTX 670 DirectCU II
A nova placa de vídeo para supercomputação montada pela ASUS. R$ 4.000,00 ou USD 450 se tiver algum amigo fora do Brasil.
Lido aqui.
# Segurança: EUA muda criptografia
Após cinco anos de uso do SHA-2, o governo norte americano anuncia mudança de sistema de criptografia utilizado (e se você acredita que isto esteja disponível ou que a nova solução anunciada é a utilizada de fato, você é otário!). Coincidentemente após a compra do Skype pela Micro$oft em maio de 2011. Hmmmm.... e aquele bafafá da máfia italiana usando skype.. e um produto patenteado não poderia ter seu código-fonte difundido.. direitos internacionais... ah... aham... senta lá Claudia!
Lido aqui.
# Game: Sonic All Stars Racing Transformed
Um jogo de corrida diferente que estará no mercado em edição limitada a partir de 16 de novembro. Já rola preorder na Internet.
Confira aqui.
# Game: Node.Hack
No estilo pacman, com uma abordagem password swordfish meio filme hackers é um jogo (pago) que promete entreter. O vídeo de divulgação chamou a atenção. #FicaDica

# Programação: Microsoft TypeScript Language
O tio bill ainda guarda esperanças em dominar alguma coisa de novo. Sua empresa caiu de primeiro para terceiro lugar na última década e agora e hora de tentar mudar sem perder muito. Demorou, mas parece que estão aprendendo alguma coisa. A promessa é desenvolvimento simplificado que gera como resultado um javascript compilado. E agora? A Oracle vai processar a M$ também??? Veja também NPM nodejs.org e o msteam.
Lido aqui.
# Brasil: TIC tac ?!?
O futuro da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) deve ser prioridade do governo para alavancar a evolução tecnológica do país. Basicamente precisamos de capacitação de pessoas, financiamento e infraestrutura (e muita vontade política para adquirir equipamentos sem triplicar o custo do hardware importado, uma vez que o Brasil ainda não desenvolve isto).
Lido aqui.

Data: 04.outubro.2012
# Direitos autorais: Leitura capada
Agora sim.. um acordo com as editoras e o público em geral que se fod. vire. É o Google entrando na onda de cobrança por conteúdo. Acordo aqui.
Avisado aqui.
# Geolocalização: MAPs para Apple
O Google disponibilizou webapp para oferecer mapas via navegador.
Confira aqui.
Data: 03.outubro.2012
# Segurança: Ataque a MODEMs ADSL
O ataque que alcançou mais de 4.5 milhões de modems no Brasil está com pouco mais de 300 mil unidades ativas, utilizando DNSs falsos. O problema está em equipamentos que utilizam chipset Broadcom e a falha é do firmware (programa que inicializa o equipamento). Verifique se seu equipamento possui atualizações no website do fabricante.
Lido aqui.
# Governo: Isenção de impostos pra quem?
O governo permitiu isenção de impostos MAS não obrigou ninguém a baixar os preços dos produtos no mercado. Isenção pra eleição senhores e senhoras??? No mesmo caminho seguem os custos de "interconexão" das operadoras de telefonia. Vantagem para o consumidor começa quando?????
Lido aqui.
# eBanco: YES! Aceitamos seu cartão!
Profissionais liberais, autônomos.. seu amigo pipoqueiro... quem quiser poderá receber pelos serviços com pagamentos efetuados via cartão. Além do cielo para celular android, agora o pagpop (patrocinado pela intel) permitirá tal facilidade.
Lido aqui.
# Segurança: Irã diz sofrer ataque (de novo!)
Ataques cibernéticos tiveram como alvo a infraestrutura iraniana e empresas de telecomunicação, prejudicando o acesso à internet em todo o país nesta quarta-feira. Depois do ataque com Stuxnet o país ficou mais esperto.
Leia aqui.
# Internet: HTTP 2.0
O protocolo SPDY desenvolvido pelo Google servirá como base para o desenvolvimento da próxima geração do protocolo para Internet. Um salve a influência do BIG brow... Valeu IETF!
Veja aqui.
# Tecnologia: Jetsons! Lá vamos nós...
Tudo começou com um cortador de grama. Hoje a invenção, que vem sendo desenvolvida há 40 anos pelo inglês Peter Dearman, usa ar resfriado a 190ºC negativos e já movimenta o carro dele. Se o motor pifar por aqui.. ao menos o proprietário fica de "cuca fresca".. hehehe.
Lido aqui.
# Segurança: Certificação Digital
A FENACON (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa) elaborou uma cartilha que explica o assunto e como fazer para obter sua certificação seja você pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ).
Divulgado aqui.
# Segurança: Vírus para celular
A universidade de Indiana em parceria com a marinha norte americana estão desenvolvendo um vírus para celular (em sistema Android) onde é possível captar diversas imagens e construir um modelo 3D do lugar aonde está o aparelho. A justificativa é explorar a segurança em dispositivos móveis, mas sabemos que o bigbrother quer mais que isto. Paranoia? Talvez ficção demais.
Lido aqui.
Data: 02.outubro.2012
# Segurança: Mais de 4 milhões de usuários expostos
Ataque silencioso invadiu mais de quatro milhões de usuários de banda larga no Brasil. A negligência de diversas partes permitiu a invasão "quase" perfeita, com instalação de malware e roubo de dados bancários para a maioria (senão a totalidade, em minha opinião) dos usuários de conexão DSL.
Lido aqui.
# Tecnologia: Enganação com minicomputador da Samsung
Depois da bordoada que levou da Apple pelo uso indevido de algumas patentes sem o pagamento combinado anterior ao lançamento de produtos a samsung vem colocando no mercado produtos com preços especulativos e ridiculamente absurdos. É o caso do minicomputador Chromebox (depois que o Kim MegaUpload avisou sobre o MegaBOX, agora virá tudo com BOX no nome. Podem apostar!) XE300M22 custando a bagatela de USD 399 ou seja, R$ 800. Esse mesmo preço era a previsão do notebook com saída HDMI e USB 3.0 (que não aparece nas fotos do produto). Acho que é um produto caro e que já nasceu morto.
Lido aqui.
Data: 01.outubro.2012
# Segurança: Relatório sobre privacidade de navegação
Depois de alguns micos e avaliações tendenciosas (e qual texto não possui alguma tendência?!) a NSS divulgou relatórios sobre os riscos atuais em relação a privacidade de navegação e fraudes eletrônicas. Os relatórios internacionais estão disponíveis gratuitamente (em inglês) aqui e aqui.

# Segurança: Exposição de dados no Facebook
O Facebook, com a nova ferramente para cumprimentar os participantes pode expor inda mais os dados dos usuários. Isto pode revelar além dos dados pessoais, informações relevantes sobre status de trabalhos, familiares entre outras informações.
Lido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).