quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

[NERD] News - Janeiro 2013

Atualizado em: 31/JAN 08h00

--== Somente aquilo que é relevante sobre tecnologia ==--

Android | Atualizações | Informações | Lançamentos | Notícias | Novidades

Opinião | Profissão | Redes | Segurança | Soluções

..:: Histórico ::..
2012s1: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho 
2012s2: Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro
2013s1: JANEIRO

Novidades?!
No mais, as noticias são o mesmo zum zum zum de sempre.. Vírus, falhas do Android, Segurança..
Nada que eu já não tenha opinado e oferecido uma solução. Se ainda não leu, veja os atalhos para as manifestações anteriores no topo desta publicação, conforme mês e ano dos fatos. Boa leitura!


Data: 31.janeiro.2013
# Programação: aplicativos móveis
Um desenvolvedor liberou uma aplicação acessível via internet que permite a quem quiser, criar um programa sem conhecimento específico na área. Trata-se do universo.mobi, comentado como uma revolução para auxiliar pequenos empreendedores.
Confira aqui.
# Produtividade: Web Office App
Empate técnico e questão de gosto é o que faz a diferença entre optar pela solução do Google ou da Microsoft, considerando que o custo para uso pessoal é zero e ambas as soluções estão disponíveis via Internet.
Leia mais.
Data: 30.janeiro.2013
# Opinião: sem novidade!
Santa Maria, Pinta e Nina.. Acidentes, Brindes, Campus Party, CaseMods, estes serão "trend topics" desta semana; além do jogo de empurra-empurra entre advogados para definir de quem é a culpa do acidente, fiscalização, punição e tudo mais. Respeito a quem se foi e falta de respeito de quem ficou. É isso.


Data: 29.janeiro.2013
# Diversão: H+ Series
O índice com todos os 48 episódios da primeira temporada do H+ (com áudio em inglês e sem legenda) estão disponíveis aqui. Um resumo do tema seria a narrativa de vários contextos intercalados, resultado de uma parcela da população intrinsicamente conectada o tempo todo. O transumanismo é a crença na melhoria do ser humano através da tecnologia para superar quaisquer limites.Um seriado de ficção diferente. Assista o primeiro episódio para verificar do que se trata. É compreensível mesmo sem o domínio do idioma. Boa diversão!!!

# Segurança: Espionagem?
Nova supercâmera norte americana permite o reconhecimento de objetos com quinze (15) centímetros de diâmetro a uma distância de seis (6) quilómetros. Em outras palavras, precisão de identificação a quatro mil metros de qualquer alvo, equivalente a regiões (quadrantes) de 36 quarteirões quadrados. Atrelados a precisão e margem de erro de GPS (uso militar) de dois metros.... diria: UAU!!! E salve o Google Maps!
Saiba mais.

# Opinião: Hora do troco?!?
Há quem acredite que os EUA oferece a oportunidade de liberdade e prosperidade financeira ao empreendedor, assim como também há quem acredite que são os maiores sangue-suga da história. Assim como as brigas no oriente médio, com a desculpa de religião e petróleo, outras disputas acontecem mundo afora... e agora tocando na ferida mais dolorida dos norte americanos: direitos. Não é a toa que lá é um ambiente muito próspero para "bons advogados". Vamos acompanhar o que dá a disputa por direitos autorais dos colegas caribenhos.
Lido aqui.

# Produtividade: Office 2013
A microsoft liberou novas versões e opções de acesso a nova versão do office, que pode ser testada gratuitamente em seu acesso online via live.
Confira aqui.
# Segurança: Em prol da privacidade
Parece ironia, sarcasmo ou seja lá qual for o adjetivo que queiras usar... mas de tanto receber pedidos de fornecimento de informações e quebra de sigilo de e-mails, até o google está se comprometendo a ajudar (ou seria medo de provar do próprio veneno.. seilá...). Essa preocupação prova que a cada dia mais a palavra privacidade fica somente no dicionário.
Lido aqui.

# Segurança: Infraestrutura vulnerável
Isto está difícil de consertar. Severas falhas de segurança em equipamentos de gestão e distribuição de energia continuam a tirar o sono de muitas equipes de administração de TI quanto de gestão operacional. Um velho vício de colocar o pendrive em qualquer computador e não usar um antivírus. A história é antiga e os problemas persistem... Isso vale para sistemas de missão crítica, segurança de dados, roteadores e demais componentes vitais num ecosistema digital.
Lido aqui.

Data: 28.janeiro.2013
# Android: WA no PC
Antes que me mandem para algum lugar inóspito, relato o interesse de algumas pessoas a usar o sistema operacional android em computadores pessoais. A instalação via aplicativo SDK, emulação ou simulação permite ao usuário conhecer outros sistemas. No caso do android, quem não tem condição de comprar um dispositivo só pra conhecer os programas, ou caso alguém queira fazer algo além daquilo que o hardware do celular permite, informo que é possível testar soluções se você tiver tempo e paciência. Dentre as possibilidades, aqui estão aquelas que testei em ordem de descoberta/disponibilidade. São: Android_x86, BlueStacks, Jar-Of-Beans e WindowsAndroid. Essa última versão é a mais integrada e recente dentre as versões testadas e noticiadas aqui.

# Eventos: Campus Party Brasil - Começa hoje!
Um evento muito interessante cuja idéia se misturou ao comércio de produtos e serviços desvirtuando e ofuscando a real importância do evento. Depois de alguns planejamentos equivocados, a organização oferece um "pacote" caro demais com uma programação indefinida para quem quiser participar.
Alguma coisa aqui.
# Comunicação: Privacidade no skype
Então.. antes existia uma empresa cujo software era bom e seguro. Tão seguro que até a máfia o usava para comunicação privativa. Daí, os EUA puseram pressão e a empresa proprietária do software refutou os argumentos norte-americanos sobre a abertura sem critérios dos dados transmitidos pelo programa. Quando não se recebeu aquilo que se queria, puseram mais alguém no meio de campo para comprar a empresa e obedecer cegamente qualquer ordem governamental. Daí a Microsoft fez o papel de intermediário e comprou o skype, ampliando não só um programa para comunicação como "consertando" todos os problemas de seu comunicador. Dessa maneira o programa dobrou de tamanho sem qualquer explicação ou melhoria... e todos estão felizes por usar o aplicativo de graça. MAS existem pessoas que não ficam quietas com tamanho absurdo, e se manifestam... o que não acho que vá mudar alguma coisa. Alguém disposto a desenvolver um novo aplicativo?!? =]
Lido aqui.
# Segurança: gramática errada pode oferecer senhas fortes
Estudo constatou que os pobréma discrita podis oferecê securidad.
Lido aqui.
Data: 25.janeiro.2013
# Privacidade: Governos aumentaram solicitações
Passou o zum zum sobre o novo MEGA e agora as mídias vão informando aos poucos aquilo que eu já suspeitava. Governos do mundo todo aumentaram solicitações junto ao Google para obter dados privados de usuários em diversos contextos. Isto incita ainda mais a paranóia sobre a coleta não autorizada de dados, seja nos meios de pesquisa (entenda como palavras-chave utilizadas em sistemas de busca) ou através de "backdoors" (acesso alternativo) em programas.
Lido aqui.
NOTA: Gostaria de agradecer esta biroska de blogger que impediu updates no final de semana, pois acusava falha de login! ;) Thanks G!loogooo

# Segurança: Desafio tipo faça você mesmo
Com um kit básico, tenha um computador completo -OU- faça um computador com serviço dedicado por meros cem dinheiros brasileiros. COMO? Simples. Primeiro precisa saber um pouco de inglês (ou conhecer o tradutor do google) e seguir algum dos diversos tutoriais que estão disponíveis gratuitamente na Internet. No lifehacker encontrei diversos tutoriais e podcasts. Compartilho o link para criar uma rede privada para navegação com segurança aqui.
Compre um aqui.
Data: 24.janeiro.2013
# Tecnologia: Contra-Ataque
Norte americanos copiando chineses? SIM! A DELL divulgou um projeto onde estuda a possibilidade de computadores no formato de pendrive. ARM, Android e algum armazenamento. MASSSSsssss... isso já existe e me parece muito com o mk802. O produto mencionado custa no máximo USD$ 50. Quanto a DELL vai querer por um brinquedo destes, com sua marca estampada?
Lido aqui.
# Automação: Robô faz 360 hamburgueres por hora
É um sonho para fast-food no mundo todo. Padrão, qualidade e rapidez. Mas até onde isso pode ser bom? Se você está pagando o lanche, do outro lado do balcão.. pode parecer uma boa idéia.
Vi aqui.

# Conexão: NET confirma falha em Virtua
Já faz mais de 30 dias que a NET apresenta falhas de DNS, e muito gargalo em downloads e conexões multimídia, seja audio streaming ou vídeos. Agora diz que foi uma falha pontual e que já foi consertado. AVÁ! Criem vergonha na cara e entreguem o serviço que funcione conforme aquilo que é pago pilantragem!
Lido aqui.

Data: 23.janeiro.2013
# Comunicação: Rede 4G
As operadoras TIM e OI providenciarão em conjunto a infraestrutura para as redes de comunicação 4G nas cidades-sede da "Copa das Confederações" (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador). Este pronunciamento veio depois da Claro lançar o serviço comercialmente.
Lido aqui.
Pergunto: Dentre os milhões em multas aplicadas e que a ANATEL ainda não recebeu.. alguém sabe quais são as operadoras que além de cumprir ordem judicial ainda paga direito essas multas??? Manifeste-se comentando aqui.

Data: 22.janeiro.2013
# Segurança: Treinamento Brasileiro
O Ministério da Defesa investe em preparação de equipe para segurança nacional. Com eventos de porte mundial o Brasil também se prepara para o que der e vier.
Lido aqui.
# Opinião: MEGA
Terceiro dia do funcionamento do novo site e ainda não é possível baixar nada de lá. O usuário pode enviar arquivos, MAS ainda não consegue baixar aquilo que enviou. Analisando a estrutura, observamos que o serviço é composto por muitos pedaços de código em JAVA; afirma utilizar o HTML5 e ainda assim, o novo MEGA demora para carregar pela primeira vez (e vai demorar sempre, principalmente se você limpar o cache). Fica insistindo para instalar o Google Chrome e insinua que seu navegador está obsoleto e que todas as versões de seus plugins precisam de atualização. ERRADO! Meu sistema está afinadíssimo e não uso esse navegador como opção principal, LOGO não me force a usar algo que é você quem acha bom, certo Kim?

<MegaNoid!> Lembremos aqui que nos termos de uso esclarece que o website é serviço de armazenamento, que eventuais arquivos com o mesmo tamanho, conteúdo e assinatura digital serão unificados (guardar-se-á apenas uma única cópia); são de inteira e total responsabilidade do "usuário" que o possuir e, portanto, eventuais infrações são de total responsabilidade do(s) usuário(s). OK! Muito justo em virtude do processo que ele responde nos EUA e que completou um ano de fechamento do MEGAUPLOAD...

MAAASSSS... Sabemos também que a maioria dos programas M$ e Google tem backdoors e utilizando o navegador sugerido, abre uma enorme possibilidade de permitir que te rastreiem.. (só pra avisar os novatos!). #FicaDica  ;)

UP1: Para não surgir qualquer boato de que o receio é somente meu, especialistas em segurança explicaram o porque o novo serviço não é tão seguro quanto Kim afirma e basicamente aconselham: não confiem no serviço.
Lido aqui.
# Segurança: Android
Android seguro é aquele que recompilei (como fazia nos primórdios do Linux) revisei os MODs do cyanogen, adicionei meus patches de segurança e instalei no meu dispositivo. Daí baixar um ou outro APK "de confiança" e pronto! Já quem não tem condição de fazer tudo na unha, #FicaDica para usar os programas do Google Play e só. Ainda assim, vale lembrar que "programa de confiança" é aquele que você escreve, ou que já tem algum prestígio na rede. Se for um aplicativo pago, ainda tens respaldo do PROCON.

Data: 21.janeiro.2013
# Segurança: Atualize seu roteador sem fio
Atualizando o blog pra informar que a Cisco, fabricante do Linksys WRT54GL (aquele preto com a frente azul) requer atualização. Hoje foi este comunicado, mas lembre-se de outros modelos "baratinha..." que também tiveram o firmware comprometido.
Lido aqui.
# Compartilhamento: MEGAupload
Entrou no ar, mas ta pior que skydrive da microsoft. Vamos aguardar que posto novidades logo estabilizem o serviço.
Confira aqui.
Data: 17.janeiro.2013
# Comunicação: ANATEL libera Infinity Day
Depois da polêmica "pode vs não pode" foi decidido que a promoção PODE ser vendida, onde é cobrado R$ 0,50/dia para ligações locais. Basta saber se a TIM vai vender o plano e se a infraestrutura aguenta.
Lido aqui.
Data: 16.janeiro.2013
# MEGA: Megaupload ressurgirá
Sábado a tarde é o momento em que o novo site disponibilizará aos usuários uma nova estrutura com privacidade e promessas de inovadora segurança. Kim Dotcom já está fazendo o jabá via rádio.
Acompanhe aqui.
Data: 15.janeiro.2013
# Salários: Setor de TI pede reajuste digno
Patrão bão, só o governo mesmo. Se seu emprego não for no setor público, no mínimo uma vez ao ano terá que passar por esse desgosto. A taxa mínima de inflação alegada (um terço da real) é informada pelo governo para reajuste geral de preços e salários. Mas ainda assim tem gente que não quer pagar o justo por um serviço... E depois ficam de mi mi mi. O custo de vida subiu 30% em 2012 e tem gente com a cara de pau de afirmar que foi por conta dos salários das empregadas domésticas. Tiozão do jornal.. me explica isso direito e pra quem mais não tem empregada.. por favor!
Lido aqui.
# Comunicação: Cadê meu celular ?
Se seu celular sumiu é culpa do Wayne. Não, não é o Bruce Wayne. É Wayne Dobson, um aposentado que será muito bem recompensado pela cagada falha da operadora Sprint nos EUA. Por alguma falha de programação, ao realizar a busca de um dispositivo perdido é a residência deste senhor que é indicada como localização do item perdido.
Lido aqui.
# Jogos: Conserte Felix!
O filme da disney "Detona Ralf", segundo a história vem de um jogo dos anos 80, onde sua função nessa brincadeira é consertar as janelas que o Ralf quebra. Clique no link "Play the original", use as setas e barra de espaços.
Divirta-se aqui.
# Portátil: HP Sleekbook
Nem ultrabook, nem netbook, tampouco um notebook comum. E em meio a tantos nomes e termos, surge um intermediário atualizado, equipado com processador AMD (e que também destaca que Intel custa mais mesmo, foda-se o consumidor) que esquenta mais funciona. Na faixa dos USD 750 com 6GB RAM e trackpad multitouch. Novidade na CES2013.
Apresentado aqui.
Data: 14.janeiro.2013
# Pesquisa: Ciência Sem Fronteiras
Prazo de inscrição prorrogado até dia 25 para cursos já reconhecidos pelo MEC. Aproveitem a oportunidade!
Acesse aqui.
# Navegadores: Google também atualizou
O novo Chrome ficou disponível para atualização ou nova instalação.
Lido aqui.
# Comunicação: Bloqueio Eficiente
Descobriram o motivo dos celulares não funcionarem. Instalaram novos sistemas de bloqueio nos presídios e funcionou tão bem que "os malaco" ligaram reclamando com as operadoras... O mais didático é a cela ilustrada no item 1 do diagrama! KKKkkkkkk....
Lido aqui.
Data: 11.janeiro.2013
# Direitos: Conta telefonica detalhada
Antigamente era uma desgraça quando sua conta vinha errada e você precisa comprovar que não havia gasto tudo aqui. Primeiro surgiram os telefones pré-pagos; fixos, depois celulares; conta controle e afins. Agora existe um Projeto de Lei (PL) 4442/12 que vai pra votação. É uma ótima oportunidade da população se mexer e fazer valer seus direitos, afinal, essas informações sempre estiveram disponíveis, mas você era obrigado a aguardar quase 90 dias para receber via correios.
Lido aqui.
# Segurança: Atualizações para windows
Mantenha a segurança em dia aplicando as correções com windows update ou instale na mão.
Lido aqui.
# Segurança: Desative o JAVA
Mais uma falha crítica que pode expor seu computador a outros malwares. A recomendação é desativar no navegador. Se não for essencial, desinstale!!!
Lido aqui.
# Atualizações: Adobe lança primeiro lote 2013
Os programas acrobat, flash e reader foram atualizados. Bom.. mas nada de reparar o shockwave até agora. A recomendação é desativar o shockwave.

# Inutilidades: Alguém realmente precisa disto?
+iPotty: Penico em plástico com suporte para o iPad de seu filho. R$ 80.
+iLock: Tranca para porta gerenciável via iPhone. R$ 320.
+MiniCam: Camera pequena e resistente. R$ 400.
+Pinball: Novo equipamento com tema transformers. R$ 6.600,00.

Data: 10.janeiro.2013
# Navegador: Novo Firefox v.18.0.0
Mais rápido e com a estabilidade garantida. Atualizado na terça-feira sem muito barulho, esta nova versão está mantendo mais de uma dúzia de abas no netbook sem engasgar. Recomendo! Baixe daqui.
Lido aqui.
# Jogos: Novos consoles para 2013
Não bastasse a eterna luta entre as empresas gigantes do segmento, agora novos consoles chegaram para competir no mercado de entretenimento. Estou curioso sobre o "GameStick". E.. façam suas apostas!!!
Lido aqui.
Data: 09.janeiro.2013
# Música: CompressorHead
Heavy Metal! Literalmente uma banda de peso! (Terra Tecnologia)
Leia mais aqui. Veja aqui.
# Segurança: Mude sua senha do Yahoo!
A empresa comunicou que encontrou e solucionou falhas nos servicos de e-mail.
Para quem reclamava muito sobre a qualidade do serviço, saibam que as falhas eram exploradas por hackers em contas com senhas fracas. Atualize já a sua!!!
Lido aqui.
# Segurança: Programas furtados
Os EUA acusaram um chinês (que confirmou as acusações depois de apanhar bastante!) de ter roubado um programa para computador cujo valor seria de USD$ 100 milhões. O problema teria sido a venda a outros 61 países (Seriously?!)
Lido aqui.
# Telefonia: Viciados em smartfones incomodam
Hey GreenGuy! Turn it OFF!!! Esta frase e a vontade de arremessar o aparelho dos colegas que ficam no "hmmm hmmm" e nem olham para gente equanto conversamos com eles não é sentimento incomum...
Lido aqui.
# Armazenamento: Pendrive Kingston de 1 TB
A pioneira em armazenamento de dados anunciou na CES2013 o novo dispositivo com capacidade de um terabyte para armazenamento de dados. O modelo anterior com 512 MB custa USD$ 1750. Qual será a bagatela desta novidade? UP: Saiu o preço: R$ 4.000,00 (ou 12 TB em HDD externo!)
Lido aqui.
Data: 07.janeiro.2013
# Jogos: Novos Consoles Programáveis
Estão chegando ao mercado dois novos consoles com finalidade didática e para entretenimento. São eles o RaspberryPI e o OUYA.
Boa diversão!
# Jogos: Evento em 25 a 27 de janeiro
Encontro da escola de jogos da UNICAMP sobre criação para portáteis.
Confira aqui.
# Tecnologia: Lançamento de Tab-books, Ultra-lets e Phone-books
Com a nomenclatura ainda indefinida, os novos dispositivos serão um misto de tablet com notebook, prometendo algo como a experiência de alto poder de processamento com telas sensíveis a toque. O sistema operacional ainda indefinido e com novas opções chegando ao mercado é uma questão de aguardar para ver o que realmente sairá de projeto para produto. A CES2013 não contará com a tradicional abertura da microsoft, mas promete grandes novidades. Outro segmento serão os smartfones com capacidades ampliadas, no estilo samsung galaxy note series; a NVidia entrando no mercado de console de jogos com o "Project Shield" e o "NVidia GRID" para massive players.

Data: 05.janeiro.2013
# Equipamento: Lenovo comprou CCE
Depois de abocanhar todo o mercado de computadores da IBM, a chinesa Lenovo agora concretizou a transação de R$ 300 milhões e atuará aqui no seguimento de computadores, tablets, telefonia (smartphones) e televisores.
Lido aqui.
# Jogos: XBOX 720 Infinity
Ainda na miúda, Microsoft guarda os fogos para o prometido lançamento do novo console na próxima E3 em junho deste ano. São 156 dias em contagem regressiva, aguardando as novidades.
Lido aqui.
Data: 03.janeiro.2013
# Equipamento: Inicie seu PC rapidamente
Apesar de não usar sistemas proprietários por convicção, todo o resto da humanidade o faz e é com isso que pago algumas contas também. Logo, se puder te ajudar a não me aborrecer com instalações de programas "gratuitos" que você faz e deixa o computador mais lerdo que um celular velho, beleza! Dicas clássicas para windows, desde as primeiras versões, é remover tudo aquilo que inicia automagicamente quando se liga o computador. Esses programas (autoloaders) carregam comunicadores, gerenciadores de download, complementos de interface e mais um monte de coisa inútil, até a hora em que você realmente for usar o programa. Use o "msconfig".
Não sabe como? Aprenda aqui.
# Profissão: Melhore seu currículo
Colabore, escreva, participe de discussões fundamentadas através das mídias. Saiba que é capaz de defender um ponto de vista, melhorar sua expressão textual, e.. principalmente: aprender muito! Sim! Isto é possível através de muita leitura e participação (por a mão na massa). Mas.. se acha que não tem tempo pra isto, comece opinando este texto! E seja bem vindo!!!!!!!
Lido aqui.
Data: 02.janeiro.2013
# Equipamento: Notebook do Chuck Norris
A MSI acertou em cheio e o preço está acessível: R$ 4.500,00 por um computador portátil; processador Intel Core i7 3630QM (3.4GHz); 12 GB RAM; HDD 750GB e placa gráfica NVidia Quadro K2000M.
Confira aqui.
# Jogos: Facilidade nas viagens
Um suporte que permite acoplar um controle de PS3 a seu celular. Bom e acessível, essencial em viagens de ônibus, que demoram algumas horas.
Confira aqui.
# Rede Sem Fio: Acesso gratuito no Brasil
O Google oferece Wi-Fi gratuito em 150 bares brasileiros.
Informado aqui.
# Segurança: Mantenha seu e-mail funcionando
Um comunicado do comitê gestor da internet informa que logo mais, agora em 2013, os servidores de e-mails utilizarão apenas a porta 587 para envio de mensagens, onde há verificação de usuário e senha, tentando assim reduzir ainda mais o envio de spam.
Explicado aqui.

FELIZ 2013!

Um comentário:

  1. Robo que faz 360 gordurososburgueres em 1 hora? NerdGUY! Esqueça o blog e nos diga do que vc precisa pra fazer um igual! Não precisa fazer 360... 359 seria um bom começo!

    ResponderExcluir

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).