segunda-feira, 29 de julho de 2013

[NERD] News - Julho 2013

Atualizado em: 29/JUL 12h00
--== Tecnologia levada a sério ==--
Android | ARM | Atualizações | Informações | Lançamentos | Notícias
Novidades | Opinião | Profissão | Redes | Segurança | Soluções


Legends may sleep, but they never die! ;)

..:: Histórico ::..
2012s1: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho 
2012s2: Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro
2013s1: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | JULHO

Novidades?!
Divulgando comunicados e avaliações pessoais sobre segurança, redes e novidades relacionadas ao mundo digital.

Data: 22/07 a 28/07/2013... e provavelmente até dia 31.
# Placa mãe: ASUS ROG
Nova placa mãe com barramento de 3GHz para memória. Foco na linha gamer.
Visto aqui.
# Opinião: Conectividade
Porque a Internet no Brasil é tão ruim? Simples. Acordos que favorecem somente as operadoras.
Lido aqui e aqui.
# Desenvolvimento: Segurança em cartões
Existem algumas fórmulas para calcular os números de documentos pessoais (como o CPF), assim como as informações de seu cartão de crédito. Curioso?
 Lido aqui.
# Conectividade: Chromecast
O sucesso de dispositivos "xingue-lingue" com android 4.0 prontos para conectar em um monitor com suporte a HDMI e transformar o bendito em um computador completo com Internet e tudo mais.. bom.. a idéia foi abraçada pelo Google que traz um acabamento melhor e sua marca estampada. Chamado de chromecast tem como objetivo trazer as mídias online para sua sala de estar, conectado diretamente na televisão (que não precisa ser "smart"). Lá fora custa USD$ 35.. chegando aqui por uns R$ 80. UP: Veja o chromecast por dentro.
 Lido aqui.
#  Sistema: Android 4.3
Google anunciou a nova versão do sistema operacional junto ao evento que trouxe o novo Nexus7. Funções nativas do linux/FreeBSD agora estarão ao alcance do usuário para limitar o uso do aparelho, tornando mais seguro para crianças e evitando problemas judiciais com a compra de aplicativos online "sem querer querendo". Vamos aguardar a prática... Ancioso pra fuçar na ISO da nova versão. UP: Configurações de segurança.
 Lido aqui. Mais detalhes aqui.
# Mobilidade: Canonical
Não é a toa que quem tem dinheiro sempre quer mais.. e o milionário que investiu no Ubuntu Linux começa agora a mostrar interesse sério em pesquisa e desenvolvimento para plataformas móveis. O projeto Ubuntu Edge quer de fato trazer ao consumidor aquilo que HTC, Motorola e LG enrolam o consumidor há anos com aparelhos que trazem poucas melhorias a cada versão e empurram tranqueiras ao consumidor. Vale a pena esperar por um aparelho destes. UP: Canonical estabelece faixa de preços para o dispositivo. Algo bastante salgado para um dispositivo portátil e sem a possibilidade de se fazer um seguro no Brazil. $$$.
 Lido aqui.
# Mobilidade: GooglePhone
Aparelhos com mais núcleos de processamento e memória RAM chegando ao mercado. A volta da promessa de computadores de bolso. Estamos de olho e logo tenha a possibilidade de testar, publicaremos um review aqui.
 Lido aqui.
# Segurança: Java 7 vulnerável
A recomendação novamente é desativar o programa se não for essencial a sua vida e aguardar solução. Velhos problemas não foram testados nessa versão e trazem a possibilidade não só de execução de código arbitrário como também acesso remoto ao computador através da exploração de falhas.

Data: 15/07 a 21/07/2013
# Computador: Acessibilidade
Agora sim! Um sonho que a gradiente tentou trazer ao Brasil em meados da década de 1980, reformulado, com Linux e capaz de fazer muito por aqui. O raspberry-pi, um produto legitimamente inglês que será fabricado no Brasil. Um computador completo, de baixo custo e que permite a quem for interessado, não só expandir as capacidades do produto, como também criar novos produtos e soluções comerciais e industriais.
 Confira aqui.
# Ensino: Desenvolvimento de soluções
Para quem não acredita que um produto serve para muito mais do que aquilo que ele é supostamente comercializado, fica a notícia do desenvolvimento de um sistema de reconhecimento facial instalado no hardware do glass. Em outras palavras significa que trocaram o programa do 'google glass' e transformaram o produto em algo melhor. Simples assim.
 Lido aqui.
# Emprego: Mr.Obivious
As empresas começaram a descobrir a estabilidade necessária para plataformas de uso comercial e industrial.. e.. adivinhem! O linux oferece tudo aquilo que é necessário MAS precisa de gente capacitada. Assim como o setor de CAD.. E as pessoas ficam reclamando que não há vagas.. que emprego isso ou aquilo.. Bem. Na verdade sempre haverá vagas para quem quiser aprender e trabalhar sem passar o dia todo em redes sociais e salas de bate-papo.
Lido aqui.
# Segurança: Atualizações Oracle
A empresa liberou correções para mais de 27 falhas em programas da marca.
Confira aqui.
# Opinião: Armazenamento
As pessoas gostam de complicar as coisas. Ao invés de acrescentar uma porta USB num tablet ou telefone celular.. ainda que através de um adaptador para ficar "mais bonito".. as empresas tentam empurrar mais porcarias para o consumidor. É o caso da re-invenção da kingston em oferecer um dispositivo intermediário, que conecta na rede e via acesso sem fio, permite que um pendrive ou cartão de memória possa ser acessado por um dispositivo móvel. ORAS... coloquem o bendito suporte a unidade USB diretamente nos dispositivos!!! É justamente por isso que os tablets "xingue-lingue" vendem muito mais que àqueles de marca. #FicaDica
 Lido aqui.
# Opinião: Samsung
A empresa, depois de receber cortes em pedidos de produtos por parte da Apple, começa a mostrar as garras. Anunciou investimentos em unidades SSD além da grande fatia de HHDs tradicionais que já possui no mercado a fabricação de mais chips, em quantidade e diversidade. Tanto que as lojas da marca já anunciam a promessa de ultrabooks compatíveis com os intel core i7 em processamento e robustez. Isto unido a proposta de novos processadores ARM com dois ou mais núcleos. Vamos aguardar as novidades!

# Produtividade: Area de trabalho maior
É possível expandir a capacidade de trabalho com mais espaço para visualizar programas e documentos.. ou até mesmo melhorar a diversão com jogos. Para isto é possível usar dois monitores, por exemplo, como proposta para o novo padrão de monitores da microsoft.
Dica aqui.
# Segurança: Telefonia móvel vulnerável
Mais uma novidade (avá!) que estações de radiobase, utilizadas para amplificar o sinal das operadoras está sujeita a invasão e ataques a rede de dados. Cerveja bem. Campari as coisas. É óbvio que um equipamento homologado para uso restrito (leia-se militar ou governamental) pode tomar tiro que continua funcionando. Já as porcarias que nos vendem.. bom.. qualquer coisa serve. O problema é quando o acesso a esses dispositivos que permitem hack e quebra de sigilo, privacidade ou seja lá a forma como você chama àquilo pessoal e intransferível é feito por alguém com conhecimento e que não trabalhe para o governo. Daí é xabu, e treco em nego que defende a soberania.. e bla bla blá.... Só cego é quem não pode, de fato, ver essa porcalhada toda.
Lido aqui.
# Segurança: Snowden mostra as cartas
Truco!? Então.. nem digitei o nome do kandango direito aqui... e o navegador já teve demonstração de piriri eletrônico. Que merda! BOM... a questão é que metadados, cookies, java e tudo mais que seu navegador usa pra lhe oferecer alguma diversão nesta internética oceania de informações é monitorada 24x7 melhor que muito serviço pago por ae.
Lido aqui.
# Segurança: Hackers vs Universe
Parece até título de alguma revista em quadrinhos, mas as recompensas pagas por falhas em software e dispositivos é uma merreca frente ao que os governos estão dispostos a pagar por informações privilegiadas. E o mais divertido nisso tudo é que as "autoridades" fazem "cara de porta" ignorando o que acontece. Isto é uma vergonha...
Leia mais aqui.
# Segurança: moto Xpy?
Então.. um telefone que você além de conversar utilizando ele como meio.. é possível também falar com o aparelho. Não só um ótimo elemento para captura de vozes, análise e criação de mapas em 3D (assim como é possível fazer com a camera do celular) e entre outras paranóias. Enfim.. hack the planet!
Visto aqui.
#  Evento: Eletrolar
Não.. não é um trocadilho.. e sim uma feira com novidades no setor de eletrônicos vendidos no brazil. Aqui fica uma ibágem que vai pro vô Dirso. Fiquei curioso sobre a bicicleta.. mas vai que.. seilá. Nada a verrr..
Visto aqui.
# Segurança: Vivemos em uma guerra cibernética, admite ONU
A ONU declarou neste dia 15 que os países estão em guerra virtual, onde "informação é poder". Avá!?! Alguém pode renovar essa cambada do asilo por gente que saiba o que está fazendo? Por favor...
Lido aqui.
# Segurança: CGI.BR condena coleta arbitrária de dados
O Comitê Gestor de Internet no BRasil condena a coleta e armazenamento de dados feito pela NSA (EUA) em nosso país. Isto pode acelerar o marco civil para Internet, que estava encalhado no congresso brasileiro há muito tempo. Por um lado exige que hajam datacenters instalados no Brasil, o que gera empregos e agrega valor a serviços aqui. Em contrapartida podem aprovar coisas estúpidas que piorem (dá pra piorar, acredite!) os serviços oferecidos no Brasil. Vamos acompanhar as notícias.
Lido aqui.

Data: 08/07 a 14/07/2013
# Comunicação: Direito ao anonimato
A microsoft comprou o skype depois do governo norte americano cansar de pedir a abertura do código-fonte do comunicador skype, com diversas desculpas esfarrapadas que foram desde o apoio a suspeitos da máfia até outras paranóias adversas do tio sam. Não conseguiram a abertura dos segredos daquele programa e então tiveram a brilhante idéia de comprar a empresa e todas as patentes que protegiam aquele produto. Logicamente para logo em seguida escancarar o código para quem mais queria "saber de tudo". E assim aconteceu. Novidade nenhuma para quem acompanha as notícias do que acontece no mundo. MAS agora, os caras que já foram chamuscados pela indústria multibilionária e infinitamente sedenta por dinheiro.. adivinhem... yes! Boollywood! Que usa as marionetes políticas mundo afora..  bem..  os caras são os fundadores do "The Pirate Bay" e agora trazem a idéia de um aplicativo seguro para comunicação, sem o dedo de curiosos: o Hemlis (que significa segredo, em Sueco). Aposto fichas aqui. E que chovam flames de quem quiser..
Lido aqui.
# Política: Marco Civil da Internet
Embalado com a mudança de foco na mídia aberta, tentando fazer a população esquecer dos manifestos públicos e das reinvindicações da população o governo agora fala em aprovar o marco civil da Internet, que havia emperrado no congresso por favorecer DEMAIS os direitos autorais e restrições (lembre-se do PIPA, SOPA e outras castrações de direitos dos cidadãos). Agora com a desculpa de soberania e prevalescer os direitos de liberdade a proposta volta com força pra passar por cima de tudo como se o povo fosse burro e sem memória para aprovar qualquer coisa em caráter urgente como aconteceu com a lei "Carolina Dickman". ABRAM OS OLHOS!!!

# Opinião: Censura via "segurança"
Antigamente um antivirus evitava a abertura de certos arquivos e as vezes nem isso...  MAS agora o navegador avisa sobre possíveis ameaças e os usuários.. obedecem! Parece incrível, mas é isso que se tem observado com algumas "melhorias" nas tecnologias de detecção de malware. Não acredito muito nisso.. mas é o que "o governo" quer que você acredite. Então.. esteja disposto a não abrir muita coisa por aí, porque afinal é vírus e você pode se ferrar.. e muito. Em outras palavras, para quem não entendeu, é uma imensa oportunidade de indicar tudo aquilo que não convém ser compartilhado como vírus.. e assim "blindar" a des/informação com a desculpa esdrúxula de que é direito autoral.
 Lido aqui.
# Segunrança: RussianModeON
Nada melhor que usar um lápis no espaço, para escrever (ao invés de gastar uma pequena fortuna para inventar a caneta esferográfica); os russos voltam a usar máquinas de escrever para edição de documentos relevantes, importantes. Afinal.. não pega malware nem vírus... rá rá rá
Lido aqui.
# Segurança: Android Fix
O google consertou a "falha de segurança" do Android na versão 4.2, MAS somente aos fabricantes, por enquanto. Os usuários devem aguardar anúncios sobre atualizações em breve.
Lido aqui.
Data: 01/07 a 07/07/2013
# Virtual: Cyber Censura
Estava escrevendo os posts, buscando algumas informações que aparentemente "desapareceram" da Internet e não é que travou tudo no windows? Mágica? Coincidência? Não acredito nisso. Fica aqui o desabafo.

# Humor: Assustando os amigos
Há quem tema demais uma aranha, certo? Imagine esta, quem não desmonta com uma sapatada?
Visto aqui.
# Segurança: Android na mira
Mal acabaram de elogiar a versão 4.2 e já foi descoberta uma possível falha crítica, presente desde a versão 1.6... e adivinhem?!? Somente os aplicativos oferecidos via site do Google estão imunes e verificados contra essa falha. Quem maravilha, não?!?! Depois dizem que vejo pêlo em ovos... hmmmm.... será?!? Perece mais uma campanha "Não instale APP que estiver fora do Play!". Similar àquela da kaspersky... lembra? Depois daquilo foi um tal de oferecer ferramentas administrativas junto com os produtos que nunca tinha visto até então.
Lido aqui.
# Física: Arma AntiMatéria
Uma equipe de físicos da Universidade de Michigam (EUA) publicaram um artigo sobre este feito.
Curioso? Leia mais aqui.
# Yahoo: Chomp, chomp, chomp!
A empresa planeja encerrar mais onze serviços, como o buscador altavista, axis, browser plus, citizen sports, webplayer, foxytunes, RSSAlerts, neighbors, starsIndia, downloads, localAPI e TEAPI.
 Lido aqui.
# Segurança: Android 4.2
A maioria das pragas existentes para esta plataforma seria evitada se os dispositivos estivessem atualizados para a versão mais recente. O mesmo é dito para computadores e outros equipamentos eletrônicos. MAS o difícil é a concientização do usuário e maior facilidade para um upgrade. Há entretanto a controvérsia que o sistema analisaria todo o tráfego de dados e evitaria a transmissão e recebimento de dados arbitrários. É exatamente este o ponto que me preocupa, onde a aparente proteção pode privar o proprietário do aparelho a instalar o que ele quiser, ao invés de obter programas somente através do googleplay (ou google store, se preferir). Me parece uma maneira de travar os aplicativos a um único fornecedor. Feito isto, o passo seguinte é vender tudo como faz a apple com seu iphone... Fique esperto!!!
Lido aqui.
# Política: Censura Eletrônica
Não bastasse as mídias "abertas" encobrirem o que acontece, ou divulgar de forma tendenciosa as informações.. agora o judiciário quer barrar blogs e outros meios de divulgação na Internet, com a desculpa de "risco de dano irreparável ou de difícil reparação". SE os políticos fizessem o trabalho deles, não haveria tanta reclamação. Esse é um ponto de reclamações sobre Angra dos Reis / RJ.
Veja aqui. (enquanto está no ar!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).