domingo, 31 de março de 2013

[NERD] News - Março 2013

Atualizado em: 31/MAR 10h30
--== Tecnologia levada a sério ==--
Android | ARM | Atualizações | Informações | Lançamentos | Notícias
Novidades | Opinião | Profissão | Redes | Segurança | Soluções


Legends may sleep, but they never die! ;)

..:: Histórico ::..
2012s1: Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho 
2012s2: Julho | Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro
2013s1: Janeiro | Fevereiro | MARÇO

Novidades?!
As noticias são o mesmo zum zum zum de sempre..
Vírus, falhas do Android, Segurança..
Nada que eu já não tenha opinado e oferecido uma solução. Se ainda não leu, veja os atalhos para as manifestações anteriores no topo desta publicação, conforme mês e ano dos fatos.

Agora a novidade é a síndrome de "Jumper". A cada vez que consigo um pouco de tempo para postar... já se passaram vários dias... Lugares diferentes.. Paradoxo temporal?!?!? Enfim... boa leitura!

Data: 24/03 a 31/03/2013
# ANATEL: HACK THE PLANET!
A notícia é boa e ruim. Depende de que lado você está se for comerciante. Para o usuário (cliente da operadora) é a pior possível. A agência reguladora é uma tartaruga para homologar aparelhos.. sendo que muitos daqueles equipamentos customizáveis (sim, aquele que você pode personalizar do jeito que quiser) não estão homologados e logo, não funcionarão, com aval do governo. Além disso essa medida abre oportunidades para justificativas esdrúxulas sobre a qualidade muito questionável do serviço das operadoras, seja voz ou dados. O que acontece aqui é que o governo querendo acabar com o mercado paralelo de produtos chineses, que não pagam todos os impostos; põe novamente na bunda do consumidor. Muito simples. Vamos clonar o IMEI de nossos aparelhos velhos, pagos, com nota fiscal e tudo que é de direito já recebido pelo Estado e então ativar as unidades cuja incompetência da ANATEL ficarem bloqueadas.

Lido aqui.

# Jogos: Mozilla & EPIC
Finalmente os fãs do Firefox poderão jogar com qualidade no navegador predileto. A fundação Mozilla concretizou parceria com a EPIC Games para desenvolver uma plataforma que utilize a Unreal Engine 3 além de otimizações para javascript. Uma posição importante para o navegador continuar na disputa por usuários e atrair empresas como Disney, EA e ZeptoLab.
Lido aqui.
# Segurança: O Ataque da semana
Enquanto as pessoas perdem tempo com manifestações absurdas de poucos políticos falando um monte de bobagens num país tão heterogêneo como o Brasil, a cambada de mensaleiros corruptos passa despercebida e vai tirando a bunda da reta em meio aos confetes e vuvuzelas. Bom.. no mundo virtual a coisa também não está fácil. Conexões lentas, serviços monitorados, moderação de tráfego de dados (seletivo), além dos outros problemas que vou relatando aqui sempre que possível... Já é difícil e extremamente caro usar Internet neste país. Fica pior ainda quando a cambada "do bem" versus "do mal" fica jogando ovo podre um no outro e TODO MUNDO se ferra. O ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) durou uma semana, com 300Gb/s. Basicamente a história divulgada foi cyberbunker contra spamhaus. O primeiro é um serviço de hospedagem que não limita conteúdo, tampouco arria as calças pra "bollywud" ou quem quer que seja.. enquanto o segundo é um "l4mb3 s4c0" da hipocrisia. Agora querem queimar todos aqueles que não escancaram as informações aos "porcos capitalistas". E.. eu não preciso ser mais explícito aqui, certo?!? Bom.. e quem procura solução? A solução contra esse tipo de ataque é estruturar seu negócio com acesso em camadas (como se fosse uma cebola) onde o caminho para chegar ao centro não é tão trivial e será necessária uma boa faca. =]
Lido aqui e aqui.
# Segurança: 20% das empresas em risco
O risco estimado de empresas suscetíveis a ataques com roubo de informações pessoais e/ou da empresa, ou seja, segredos de negócios (relacionados a atividade desenvolvida pela empresa) é grande, principalmente quando os gestores querem cortar "custos" com medidas idiotas como BYOD, ou locação de serviços totalmente terceirizados, por exemplo. Dispositivos desbloqueados (jailbreak) e armazenamento na nuvem de arquivos confidenciais são uma boa amostra dos problemas encontrados; além da segurança de dados tradicional e tudo aquilo que deveria ser tratado pela empresa. Essa porcentagem provém de uma avaliação global, mas tenho certeza que no Brasil isto pode ser ainda pior, principalmente quando as empresas reclamam pela falta de profissionais.. enquanto querem pagar salários de estagiário para profissionais formados e se recusam a investir em treinamentos específicos (como acontecia na década de 1990), jogando toda responsabilidade e custos para o contratado. É uma pena ver o mercadão de peixe em que se tornou esta profissão não regulamentada no Brasil.
Lido aqui.

# Jogos: RPG no Excel
Um contador norte americano aplicou seus conhecimentos em excel para elaborar um jogo completo de RPG num arquivo desse programa. A versão 1.0 está pronta e com distribuição gratuita.
Lido aqui. Confira aqui.

# Jogos: Novidades neste ano
Em agosto próximo chega o novo "Tom Clancy's - Splinter Cell: Blacklist", para PCs, PS3 e XBox. Na mesma onda chegam consoles retro-compatíveis com aqueles clássicos dos anos 90: Retron5. Neste console os jogos ganharão a opção de salvar estado (mesmo em jogos que não possuem este recurso, assim como acelerar introduções e trechos durante o jogo.

# Update: W8 tenta melhorar
Algumas especulações sobre melhorias na interface do windows 8 prometem melhorar a usabilidade do sistema operacional. Alguns videos mostram a versão (build) 9364.
Lido aqui.
# Segurança: Curvai-vos!
Que não existe mais privacidade, isso já é sabido... mas a paranóia de terceiros levar ao ataque real de pessoas fora de seu país... ah.. aí já é um tremendo abuso legal e a sensação de que não existem outros "deuses" senão um império vertical. Pura falta de bom senso!
Leia mais aqui.

# Processamento: AMD FX8350
A batalha entre fabricantes de processadores esfriou e o que temos hoje são equipamentos medianos a preços acessíveis, assim como alguns TOP e a portabilidade dos ARM. Nesse contexto a AMD focou em equipamentos medianos de alta performance, acessíveis ao público gamer. O FX8350 é um octocore (8 núcleos) que trabalha a 4 GHz e custa R$ 600,00... o que cabe no bolso. Só como referência, um i7 3960X custa o triplo!
Lido aqui.
# Linux: China terá seu próprio Ubuntu
Depois da russia comunicar ao mundo que usaria sua versão do android desvinculada ao play e com funcionalidades próprias, agora é a vez da china adaptar sua política em um sistema baseado em linux. A boa notícia é que sempre que alguém sai do "tradicional" é melhorada a segurança de funções importantes como atualização e transmissão de dados. O receio é que isto coloque um belo alvo em que usa essa distro, pois haverá mais motivação para estudar falhas na distribuição. E que joguem as pedras!
Lido aqui.

Data: 17/03 a 23/03/2013
# Aplicativo: Google Keep
Um programa parecido com aqueles papeis coloridos para anotações. Muito prático para usar no Android e também funciona no PC, com a interface um pouco diferente. Ainda acho mais prático usar a agenda... Conheça aqui.
Lido aqui.
# Armazenamento: OCZ Vector
Unidade de armazenamento SSD (Solid State Device, ou seja, HD sem partes mecânicas) com até 512 GB de capacidade; performance de leitura/escrita de 550/530 MB/s respectivamente. Uma excelente ferramenta para backup. Veja a análise completa na matéria original.
Lido aqui.
# Segurança: Melhorando o uso do Chrome
Mais cinco dicas sobre como tornar mais seguro o uso deste navegador.
Lido aqui.
# Segurança: Insegurança!?
Depois de ficar muito irritado com as operadoras de telefonia e conexão com Internet, finalmente é divulgado um estudo sobre vulnerabilidades na rede, onde mais de 420 mil dispositivos estão vulneráveis, desde os clássicos roteadores e modems ADSL como também outros dispositivos sem fio conectados a esses meios para provimento de internet a portáteis. Os dados dessa "invasão do bem" foram divulgados em formato de artigo (pesquisa).
Publicado aqui.
# Otimização: W8 com visual retrô
Quem deseja utilizar a nova versão do sistema operacional mas ainda não tem um dispositivo novo, top, com tela touch e todas as demais promessas de um ultrabook... não fique triste. É possível ajustar o novo SO da M$ para ficar com uma interface mais leve e utilizável. Confira as dicas no link.
Lido aqui.
# Segurança: Preserve sua bateria
O uso irregular de baterias ou até mesmo a maneira errada de manusear as novas baterias de lítio pode causar danos a saúde (queimaduras) e até mesmo bons sustos com explosões. Esse artigo mostra como usar corretamente e explica alguns porquês. Espero não ter chamado a atenção de piromaníacos...
Lido aqui.
# Segurança: Você é bandido!
Quem utiliza ou já utilizou alguma versão de windows sabe como o sistema tem gargalos, furos de segurança, problemas com internet explorer e todas as outras pedras que já jogaram no sistema. Entretanto, dentre todas as versões, aquela que a microsoft não consegue colocar um ponto final é o XP, que já foi muito estudado e tem vasta documentação disponível na web. Pesquisando um pouco é possível deixar seu "box" seguro o suficiente para usar a Internet com privacidade, sem que google e outras companhias fiquem especulando o que você faz ou deixa de fazer, se tem algum pacote office instalado e por aí vai.. inclusive destravando as limitações de acesso a rede (ethernet), o que deixa o sistema operacional totalmente customizável. Pela idade que possui também é considerado leve (192MB RAM versus 1GB do W7). Lógico, quanto mais memória, melhor.. mas fica muito mais fácil ajustar as coisas numa plataforma que já está bem documentada. MAS... bem... não é assim que o "resto do mundo" pensa. Além do fato dos produtos novos serem em grande maioria boas porcarias descartáveis, isso não traz nova receita aos fabricantes, tampouco a M$. Daí você se torna um potencial cibercriminoso que não usa a versão mais recente e vulnerável do sistema... Como é que vão olhar na sua máquina se você já blindou o sistema??? Fica difícil, né?!?!? Então.. daí fica fácil te rotular de bandido e forçar a mudança de hábitos pra acessar o que ELES bem quiserem.. né tio sam? Ah! Se você usa firefox e também sabe configurar direito seu navegador para ter alguma privacidade, é a combinação perfeita! Quem quiser rir um pouco, fique a vontade e veja de onde veio esta opinião. Quem quiser o note ou netbook funcionando bem rápido sem gargalos, também pode fazer sinal de fumaça, tambor, ou simplesmente deixar um comentário.
Lido aqui.
# Segurança: Android vs NotCompatible
Essa falsa atualização modifica o caminho do tráfego de dados entre o dispositivo e a Internet (proxy) tentando acesso privilegiado a rede internet. Numa empresa isso pode ser catastrófico (BYOD) e na residência pode compartilhar todo tipo de informação pessoal. A recomendação padrão é nunca instalar um aplicativo de fonte desconhecida (e mesmo sendo via google.play, tenha cuidado!).
Lido aqui.
# Facilidade: Alugue um carro
Em grandes centros urbanos onde uma pessoa pode passar horas ilhada num veículo preso em meio ao grande fluxo desorientado no trânsito, principalmente nas capitais brasileiras. Atualmente o custo é tão alto em relação a manutenção, estacionamento, combustível, impostos... lei seca.. que realmente compensa a locação ou até mesmo o uso de taxi.
Lido aqui.
# Jogos: Falha no EA Origin
Foi encontrada uma falha grave na segurança do sistema de distribuição de jogos da Eletronic Arts. A falha foi divulgada porque foi anunciada publicamente e o atacante pode manipular o computador da vitima.
Lido aqui.
Data: 14/03/2013
# Google: Desativando serviços aos poucos
Quem realmente utiliza o pacote de serviços do google já observou que aos poucos algumas coisas vão simplesmente desaparecendo dos menus e ZAZ! Quem não fez backup que se vire. Ao menos quando algumas pessoas se manifestam eles tem o zelo de avisar que um determinado serviço vai parar. A opção de gestão de grupos ainda existe.. bastante escondida (groups.google.com). Já o leitor para RSS tem data de fim decretada para 30 de junho. Mas para evitar maiores estardalhaços, a gigante também já está orientando sobre como fazer migração de dados e sugere serviços alternativos. Algumas pessoas sugerem que tais medidas sejam tomadas para manter em alta produtos com inovações tecnológicas em destaque e evite passar a imagem de obsoleto, como já aconteceu com o orkut.. agora revigorado como Google+!
Lido aqui, aqui e aqui.
# Google: Ferramenta para webmasters
É mais difícil aceitar o fato, depois analisar tudo o que foi modificado e então consertar e disponibilizar uma página ou todo o site novamente. Numa empreitada para tentar erradicar o malware das páginas na Internet (meta modesta, heim!) a gigante oferece uma ferramenta para auxiliar os administradores de sites invadidos.
Lido aqui e aqui.

# Compartilhamento: BitTorrent Live
Promessa de melhoria no streaming online, ou seja, melhor transmissão ao vivo em tempo real. Agora será possível usar a mesma tecnologia já conhecida para troca de arquivos com o propósito de transmissões ao vivo. Na prática, um servidor de dados não ficará congestionado se receber muitas solicitações do público.
Lido aqui.
# Jogos: Havok Physics Engine
O novo engine para jogos promete resolver a questão de gargalos para reinderização de muitos objetos em cena num jogo, melhor gerenciamento de memória e tratamento realista para comportamentos físicos. Disponibilizado em fase beta aos desenvolvedores, é uma ótima notícia para o quem usufruirá dos novos recursos. Ha previsão para disponibilizar esta novidade para várias plataformas (consoles) e sistemas operacionais, assim como franquias importantes como F.E.A.R, Portal, The Witcher e Uncharted. O vídeo demonstra a rapidez no tratamento de granularizações aplicadas a um cenário.
Lido aqui.
# Jogos: Game Over!
Homenagem aos "forever loosers". Video com clássicos dos anos 80 e música 8 bits para comemorar...
Veja aqui.
Data: 05/03 a 12/03
# Comunicação: Redes sem fio TURBO
O novo padrão 802.11ac vai demorar um pouco para baratear, mas a boa notícia é que os roteadores mais simples ficarão MUITO mais baratos. A tendência são novos equipamentos híbridos multiband, onde cada tipo de equipamento "conversará" com velocidades diferentes, conforme a necessidade.
Lido aqui.
# Comunicação: Redes sociais específicas
Cada vez mais surgem redes "sociais" com propósitos distintos. LinkedIN para contato profissional, Facebook para diversão, Google+ para integração de mídias.. e o HATER, para quem gosta de reclamar. Agora os fãs do mimimi tem lugar certo, um perfeito ponto de encontro.
Lido aqui.
# Android: Imprimindo na nuvem
Quem possui dispositivos com google android agora já pode imprimir um documento, recibo ou o que quiser. Basta abrir o documento; selecionar compartilhar; escolher o Cloud Print na lista e clicar no botão que diz Imprimir!.
Lido aqui.
# Armazenamento: BOX
Conheci esta nova opção de armazenamento na nuvem como um complemento utilizado por programadores que compartilham códigos, projetos e idéias. Compartilhamento de arquivos que também é gratuito para uso pessoal.
Confira aqui.
# Entretenimento: Aumento de conteúdo legal
Não que alguém tenha preparado mais coisas legais pra se ver ou usar no computador, mas sim, os norte americanos insistem em alegar que após o fechamento do megaupload em 2012 houve maior consumo de produtos e serviços relacionados ao entretenimento. MAS... devemos lembrar que se alguém detonou uma imagem, é preciso copiá-la novamente para depois, então disponibilizar outro arquivo, em outro lugar. Resumidamente, algo normal.. principalmente porque no final do artigo é mencionado o aumento na utilização de serviços similares para troca de arquivos na Internet, o que justifica meu raciocínio inicial. E quem tem ouvidos, ouça!
Lido aqui.
Data: 04.março.2013
# Emprego: Certificação volta a fazer diferença
Nas últimas duas décadas o empurra-empurra de quem deva pagar pelas especializações fica entre empregador ou empregado.. e nessa história, cada vez menos o empregador quer assumir custos. Antigamente o principal problema era uma dada certificação ser muito cara e com validade determinada. Finalmente o mercado aprendeu que se a pessoa comprovou o conhecimento, ela não precisa fazer a avalição a todo ano, por exemplo. Se o tema interessou, veja os custos e oportunidades no post original.
Lido aqui.
# Mobilidade: Turbine seu notebook
Aplicativos portáteis estão em alta por serem pequenos, poderosos e caber de boa num pendrive. Conheça alguns programas que poderão te ajudar a ajustar seu portátil para tirar leite de pedra. São desde ajustes para tela, como também otimização para bateria e jogos entre outras funcionalidades.
Lido aqui.
# Buscas: Como funciona o Google?
Para responder a essa questão o gigante preparou uma página que mostra como funcionam as buscas na Internet.
Veja aqui.
# Suporte: La garantia soy jo
O Yahoo! comunicou o fim do suporte para algumas de suas soluções (sem ibope). Isso são medidas para reduzir custos e aumentar o foco das equipes de desenvolvimento em soluções que proporcionem receitas. Muita coisa que nunca tinha ouvido algo a respeito. Confira a lista de programas no post original. Em publicações anteriores houve reclamação com o e-mail gratuito do Yahoo! Alguém tem novidades?!?
Lido aqui.
# Jogos: Assassin's Creed IV Black Flag
A Ubisoft publicou novo trailer do jogo que estará disponível somente no final do ano.
Veja aqui.
# Jogos: Quem não socializa, se estrumbica
Quem já foi criança num passado não muito distante, onde gente se reunia na varanda pra brincar com jogos de tabuleiro ou cartas; comer pipoca  e tomar groselha.. Então; A GROW percebeu que o tempo passou e que a dinâmica de mercado também mudou. Finalmente alguém se mexeu e começou a providenciar os bons e velhos jogos para plataformas atuais. Isso resultou em aplicativos para facebook, iOS e Android. Parabéns pela iniciativa!
Lido aqui.
# Segurança: Qual o seu nível?
Quando perguntado para empresas qual o maior ativo, a resposta é quase unânime, afirmando que são os dados dos clientes e da própria empresa. Na prática, não é isso que acontece. É comum encontrar equipamentos sem firewall, sem antivírus, redes sem política de acesso e com funcionários baixando conteúdo impróprio e ilegal. O resultado são seus dados expostos na Internet e nenhum culpado. É um absurdo a falta de respeito com clientes e principalmente com os profissionais que não recebem um salário justo pela função atribuida. Ah! Isto quando existe um responsável pela segurança em TI na empresa....
Lido aqui.

2 comentários:

  1. Reader vai deixar saudades, ainda bem que achei o FEEDLY pra comprar a responsa!

    ResponderExcluir
  2. UP: Feedly ganha 500 mil usuários em apenas quatro dias. MAS o site usa o engine do Google Reader e promete entregar sua API Normandy em tempo hábil, ou seja, sem interrupção do serviço.

    ResponderExcluir

Não se esqueça, aqui comenta sobre o blog VOCÊ! Porém:
Não use palavras ofensivas ou "palavrões": apenas o dono do blog tem esse privilégio!
Não faça spam de outros blogs: A menos que pague as devidas taxas de spam que devem ser depositadas via dinheiro vivo na minha mão!
Não use o comentário como caixa de contato: Se quiser falar com alguém do blog, utilize o canal do SAC (primeiro banner da barra lateral).
Comentários em postagens feitas a mais de 14 dias estão sujeitas a aprovação (ISSO FAZ COM QUE O COMENTÁRIO POSSA DEMORAR A APARECER, POR FAVOR TENHA PACIÊNCIA).